BOAS VINDAS

Seja bem vindo ao blog da ASBAPE e SINDECOBE, onde você ficará informado sobre todos assuntos ligado a Saúde, Beleza e Bem Estar.







domingo, 11 de julho de 2010

SEDE DE SABER


Além do talento e da capacidade de comunicação dos profissionais da estética, a curiosidade e a vontade de aprender sobre os temas mais diversos, e não somente sobre aqueles diretamente relacionados ao seu trabalho, são qualidades essenciais.


QUANTO MAIS INFORMAÇÃO MELHOR

Além dos livros de medicina, fisioterapia, psicologia fontes permanentes de consulta, cursos de extensão são obrigatórios. Ao escolhê-los, deve-se procurar saber quem está á frente deles e ter uma visão objetiva do que é possível obter para fazer uma filtragem. Não se aprende drenagem linfática em um fim de semana, por exemplo. Ressalta.

Estudar os fundamentos da eletroterapia para entender de que forma a eletricidade pode ser usada, e que cuidados exigem, pode ser igualmente enriquecedor.

Ter noções básicas de nutrição e do metabolismo também é útil. O tratamento para celulite pode não alcançar resultados se a cliente sofre de constipação intestinal uma fez que as toxinas nas são eliminadas adequadamente. Não cabe a nos tratar desses problemas, mas orientar esse cliente para que procure ajuda especializada.

Saber o que fazer em caso de emergência médica pode ser de grande utilidade. “Um curso de primeiros socorros ensina a sair de situações inesperadas, como alergias e mal-estar súbito”.

Para oferecer um atendimento diferenciado o profissional de estética pode aprender técnicas manuais, como digitopuntura( pressão e descompressão de pontos que relaxam, como os da acunputura), reflexologia, shiatsu e a ayurvédica.

Conhecimento de visagismo permitem ajudar a cliente a se expressar melhor, e a valorizar seus pontos forte. “Ás vezes tratamos a pele, mas, percebemos que falta algo. Pode ser uma sobrancelha mal feita que deixa o olhar caído, ou que não combina com a personalidade dela, a cor do cabelo, inadequada para o tom de pele. Mesmo que não faça tintura ou depilação, o profissional deve saber que as técnicas disponíveis para informar a cliente e encaminhá-la. Deve estar sempre antenado com o que é novo”, assiná-la a esteticista.


APRENDIZADO É CONSTANTE

É importante destacar a possibilidade dos profissionais participarem de grupos e associações e ter acesso a informações técnicas e precisas. Frequentar um curso de boas maneiras, aprender a se vestir e maquiar-se também contribui para o sucesso profissional. É preciso saber trabalhar imagem pessoal e profissional, ter postura coerente, lembra Vânia.

“O mundo em breve não será mais o mesmo: com a era da informação, e a otimização dos processos operacionais e científicos, o diferencial das pessoa estará em qualidades como a capacidade de inventar, ser criativo, ter empatia e cria significados”.

Vale a pena refletir sobre essa nova abordagem e manter-se aberto ás mudanças trazidas pela globalização do conhecimento.

Consultoras:
Vânia Lima – esteticista
Sheila Bellotte - terapeuta capilar

Artigo publicado em junho de 2010 pela revista Les Nouvelles Esthetiques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário